Home Notícias Ramal é construído em Área de Preservação Permanente em Iranduba, no AM

Moradores do Km 03, da rodovia AM-240, denunciam o desmatamento de uma Área de Preservação Permanente (APP), na estrada de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante 128 quilômetros de Manaus). O terreno é localizado dentro da APA Caverna de Maroaga.

Segundo os moradores, um ramal de 1 km foi aberto durante o período do último feriado prolongado. Eles afirmam que a ação criminosa tem causado sérios danos na área do Galo da Serra.

Um morador há 30 anos da área, que preferiu não se identificar por temer represálias, destacou que o responsável pelo desmatamento já foi notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Presidente Figueiredo, mas terá que apresentar documentação até esta quinta-feira (12), pois afirmou que “atendia todas as exigências dos órgãos responsáveis”.

“A primeira vista, o desmatamento foi devidamente planejado para esta data, numa forma de burlar a fiscalização e impressionou os moradores locais pela rapidez com que foi realizado, inclusive com a retirada imediata dos entulhos”, disse.

Ele também comentou que a secretaria de Presidente Figueiredo não quis divulgar o nome do envolvido. “A secretaria de meio ambiente não quer divulgar o nome do responsável, pede sigilo, mas outros moradores viram máquinas da prefeitura e caçambas. Isso leva a crer que o sigilo na verdade pode ser para encobrir crimes da própria prefeitura ou de alguém poderoso dentro dela”, destacou.

Segundo o morador, casos de desmatamentos são recorrentes no local. “É criminoso. Vem acontecendo ações atípicas nesses últimos anos nesta área, como a construção de uma loja de material de construção. Não deveria haver construção ou desmatamento num raio de 1 km da caverna, mas infelizmente, nos últimos 4 anos acontece de tudo”, completou.

A reportagem entrou em contato com um representante da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) no município, mas até a publicação da matéria as ligações não foram atendidas.