Home Notícias Segunda previsão de cheia mostra que Rio Negro deve atingir média de...

A segunda previsão de cheia do Rio Negro mostrou que este ano o rio deve atingir a cota máxima entre 27,90m e 28,60m – média 28,30 metros – de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (30) e descarta a possibilidade de cota de emergência na capital do Amazonas, que acontece quando o nível do rio chega aos 29m.

Segundo o órgão, o rio começou 2020 com uma cota muito alta, mas em fevereiro, como as chuvas ficaram abaixo do esperado, o rio passou a apresentar um comportamento normal. O primeiro alerta foi emitido no dia 31 de março, onde foi anunciado também representando uma cota “dentro da normalidade”, entre 27,95m e 28,65m.

A divulgação da previsão de cota máxima que o rio Negro deve atingir em Manaus a cada ano é realizada em três etapas, quanto mais próximo ao pico da cheia, mais precisa é a projeção calculada pelos engenheiros da CPRM. A próxima e última projeção será divulgada no dia 29 de maio.

Boletim Semanal

Um Boletim de Monitoramento avaliando o comportamento dos rios nos principais pontos das bacias dos rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas é emitido semanalmente pela Superintendência Regional da CPRM, observando a cota atual em relação a dados da série histórica.

Além disso, um boletim meteorológico elaborado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) detalha o registro do que ocorreu nos últimos 30 dias e a previsão meteorológica para as próximas duas semanas.