Home Notícias Manaus vacina adolescentes a partir de 12 anos contra a Covid-19

Manaus vacina contra a Covid-19 adolescentes de 12 a 17 anos, além do público geral a partir de 18 anos, nesta terça-feira (17). É aplicada também a segunda dose em quem ainda não completou o esquema vacinal.

Cinco pontos (Clube do Trabalhador do Sesi, sambódromo, Studio 5 Centro de Convenções, shopping Phelippe Daou e Centro de Convivência da Família Padre Vignola) oferecem a primeira e segunda dose de todos os imunizantes. Outras 34 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferecem exclusivamente a segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford.

O horário de atendimento em todos os pontos é das 9h às 16h.

Pessoas maiores de idade que ainda não se vacinaram e os que se encontram no prazo para receber a segunda dose também podem buscar os postos de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que todos que forem receber a primeira dose da vacina façam o cadastro no Imuniza Manaus. Ele não é obrigatório, mas agiliza o atendimento. Para isso, basta acessar o link imuniza.manaus.am.gov.br/cadastro/first e informar os dados solicitados.

Menores de idade devem estar acompanhados

 

Segundo a Semsa, é necessário que pais ou responsáveis maiores de 18 anos acompanhem os jovens ao posto de vacinação e comprovem a responsabilidade pelo menor de idade, apresentando documento original com foto e, caso não sejam pais, assinando uma declaração no verso do comprovante de residência.

Também é obrigatório que a pessoa a ser vacinada, apresente documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS) e um comprovante de residência (com cópia). O adolescente que não tenha o CPF nem o Cartão SUS pode solicitar a emissão deste último na própria UBS.

Quem tomou qualquer outra vacina deve esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19 e que, nos casos de doença, também é preciso esperar a completa recuperação.